A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um pré-requisito necessário a fim de começar a dirigir. Mas além da aprovação a fim de conseguir o documento e tornar-se motorista, é preciso estar a par de outros detalhes.
Então, se você está prestes a iniciar os preparos a essa conquista, vai gostar de ler este post. Olha só o que você vai ver hoje:
Compreenda o que é a CNH e seu tempo de validade, como funciona a permissão para dirigir, as categorias às quais o documento é habilitado e muito mais. Portanto, fique por dentro de tudo e inicie os estudos na frente.
Boa leitura!
O que é a CNH e qual sua validade?
A Carteira Nacional de Habilitação é um documento que ‘atesta’ a habilidade de alguém para dirigir. Ou seja, a fim de conduzir veículos no Brasil é obrigatório possuir uma. Do contrário, será considerado infração gravíssima.
A fim de conquistar a CNH, o candidato (a) deverá realizar exames junto ao órgão de trânsito da sua cidade ou região.
E de acordo com o artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o futuro condutor (a) deverá atender aos seguintes parâmetros: ser maior de idade (18 anos), saber ler e escrever e possuir RG ou documento similar.
Quanto à validade da CNH, é possível utilizá-la em território nacional e em também em alguns países. Já sobre o seu tempo de duração ou vencimento as regras são diferentes a cada etapa. Entenda:
A Carteira Nacional de Habilitação definitiva tem uma durabilidade de cinco anos. Contudo, antes de adquiri-la, o novo condutor recebe uma CNH provisória.
A permissão, como é chamada, é válida por apenas um ano.
Saiba mais a seguir:
Primeira habilitação CNH
A Permissão para Dirigir (PPD) é uma habilitação temporária entregue a novos condutores. Ela significa que você estará em um “período de experiência”, digamos assim.
Essa fase dura um ano e o motorista recém habilitado não pode cometer mais de uma infração média e nenhuma grave ou gravíssima. Caso isso aconteça, a PPD é retida e você terá de refazer todo o processo do zero.
Entretanto, se ocorrer tudo bem, e encerrados os 12 meses, vai receber a CNH definitiva. Mas lembre-se: mesmo após receber este documento, é sua obrigação respeitar as leis de trânsito da mesma forma, ok?