Fazer a prova da CNH é um dos passos que precisam ser dados para que você consiga obter a sua carteira de motorista.
No entanto, para ser aprovado nessa avaliação, é preciso estudar algumas matérias que envolvem a legislação de trânsito brasileira, como a sinalização de trânsito.
Sua prova será daqui a alguns dias, e você ainda não sabe por onde começar a estudar? Calma! Pois preparamos um guia completo sobre o que deve ser estudado em relação à sinalização de trânsito para conseguir a aprovação na prova da CNH.
Então, confira o nosso post, e saiba mais!
O que é a sinalização de trânsito?
A sinalização de trânsito é o conjunto de sinais, como placas e avisos, colocados na via pública para que o motorista do veículo saiba quais as medidas devem ser tomadas durante a condução do automóvel.
Essa sinalização foi desenvolvida com o objetivo de gerar uma maior fluidez no trânsito, para que os condutores de veículos não se sintam perdidos, e tenham o auxílio de mensagens informativas para saber o que deve ser feito.
Quais os tipos?
Existem 3 tipos de sinalização, são elas:
1. Sinalização de regulamentação
As sinalizações de regulamentação possuem o objetivo de informar aos condutores quais são as suas obrigações, proibições e restrições para dirigir em determinada via.
Caso o motorista não siga as instruções indicadas na sinalização, ele poderá ser considerado um infrator, e por isso pode ser multado.
2. Sinalização de advertência
Como o nome já diz, a sinalização de advertência possui o intuito de advertir o motorista sobre qualquer condição na via que possa ser perigosa, e possa prejudicá-lo de alguma forma.
3. Sinalização de indicação
A sinalização de indicação tem a função de orientar o motorista quanto à localização, para que ele saiba qual o percurso deve ser seguido para chegar ao seu destino final.

Veja os tipos de sinalização de trânsito
Placas de Regulamentação
As placas de trânsito de regulamentação geralmente possuem um formato circular, e suas imagens fazem indicações no modo imperativo.
Já que elas informam as proibições e obrigações do motorista, as placas tendem a possuir bordas vermelhas e o fundo branco.
Placas de Advertência
As placas de advertência, por sua vez, normalmente possuem fundo amarelo com bordas pretas, ou tem a cor laranja.
Essas placas devem estar bem localizadas, afinal sua função é advertir o motorista sobre qualquer perigo que possa haver na via pública, para que ele possa tomar cuidado ao dirigir.
Placas de Identificação
Já as placas de identificação podem ter diversos aspectos, e as mais comuns são as que possuem bordas pretas juntamente com o fundo branco. Mas existem diversas cores para essas placas.
Por exemplo, as azuis indicam lugares que prestam serviços, e as verdes orientam o motorista quanto à localização.
Sinalização horizontal
A sinalização horizontal possui a função de organizar o fluxo dos automóveis nas vias. E também de pedestres, de forma a orientar como deve ser feito o deslocamento em determinado local.
Gestos de autoridade
Os gestos de autoridade são usados em casos de urgência. Isto quando as placas de trânsito e sinalizações não são suficientes para advertir o condutor sobre determinada ocorrência.
Nesses casos, os gestos de autoridade devem sempre prevalecer em relação às outras sinalizações existentes no local.