Placas de regulamentação
Os cuidados em observar as leis de trânsito não se restringe a motoristas e motociclistas.
Sendo assim, pedestres, ciclistas e todos que fazem uso de via terrestre precisam estar atentos as normas que regularizam o trânsito. Portanto, a melhor forma e evitar penalizações em multas é conhecer as infrações, placas de trânsito e as placas de regulamentação.
O que são placas de regulamentação?
A sinalização vertical de regulamentação são placas de borda vermelha e fundo branco, em geral essas placas se sinalização tem formato circular.
Entretanto, as exceções quanto ao formato são as placas de “Parada Obrigatória” que tem formato octogonal e fundo vermelho, e a placa de “Dê a Preferência” que possui formato triangular.
Para que servem?
A sinalização vertical de regulamentação é muito importante a fim de o trânsito fluir de maneira organizada e prevenir acidentes. Dessa forma, tem por objetivo informar aos condutores e transeuntes em geral sobre as proibições, restrições e obrigações no uso das vias.
Como identificá-las?
Diferente das placas de trânsito e as placas de alerta, a sinalização vertical de regulamentação é identificada pela cor vermelha de alerta.
Assim, as mais comuns são:
- R-1: Parada obrigatória (PARE)
- R-2: Dê a Preferência
- R-3: Sentido Proibido
- R-4A: proibido virar à esquerda
- R-4B: Proibido virar à direita
- R-5: Proibido retornar
- R-6A: Proibido estacionar
- R-6B: Estacionamento regulamentado
- R-7: Proibido ultrapassar
- R-12: Proibido trânsito de bicicletas
Sua violação implica em penalidade?
As placas de regulamentação são imperativas e devem ser observadas, uma vez que, sua violação ou desrespeito constitui infração.
As infrações podem ser cometidas por qualquer usuário da via terrestre seja condutor ou pedestre. Desse modo, o condutor responderá pelos atos praticados na direção. Entretanto, os pedestres também precisam ter conhecimento das placas de trânsito e regulamentação.
Algumas punições aplicadas são: multa, advertência por escrito, cassação de CNH e retenção de veículo e outros.
Essas informações foram úteis? Então compartilhe!