Atenção: Conteúdo informativo, perguntas e respostas sobre trânsito e Detran – Não oficial
Bons condutores devem conhecer e entender os sinais de trânsito para que a prática da direção seja segura. Acidentes e multas podem ser evitados quando se obedece, por exemplo, ao esquema visual do semáforo. A desobediência implica em consequências que vão da aplicação de multas, resgate de feridos e acidentes com falecimento.
O que é Semáforo?
Semáforo é um meio de controle utilizado não apenas para manter a ordem do fluxo de veículos, mas também para auxiliar na circulação de pedestres.
Sinal, sinaleira, farol – são apenas outros nomes que esse importante recurso ganha nas diferentes regiões do Brasil. A linguagem do sistema é simples e utilizada da mesma forma em quase todo o mundo.
Para que serve?
Com o aumento significativo de motoristas nas pequenas e nas grandes cidades, e pela existência contínua de pedestres em suas ruas, é mais do que necessário aplicar um sistema de organização para que todos possam usufruir das vias públicas.
O funcionamento do semáforo leva em consideração alguns fatores:
- Fluxo de veículos: diz respeito ao volume de automóveis “ativos”, ou seja, que estão sob condução e contribuem para a formação do congestionamento
- Obstruções: relacionadas a qualquer ocorrência de acidente, manifestação ou evento que impeça a passagem fluida dos automóveis
- Dias da semana: entende-se os dias da semana impactam no tráfego
- Horários: assim como os dias da semana, os horários têm poder agravar o estado de circulação das vias (os chamados “horários de pico” são os mais críticos)
Significado da Sinalização do Semáforo
A sinalização do semáforo utiliza três cores: verde, amarelo e vermelho. Cada tom possui seu respectivo significado, que deve ser conhecido e seguido por motoristas e pedestres.
A cor verde indica que a passagem está livre; a cor amarela indica que é preciso prestar atenção durante a passagem, pois a troca da cor no semáforo ocorrerá em breve; e a cor vermelha indica que, tanto motorista quanto pedestre deve parar imediatamente.
Há lógica na escolha de todas as cores mencionadas. O vermelho, por exemplo, é associado com perigo, alerta e atenção, enquanto que o verde é o seu tom de maior contraste e, por esse motivo, indica que a passagem é totalmente permitida.
Por fim, foi comprovado que a cor amarela é a mais amigável ao olho humano para indicar a mudança entre os dois outros tons e que o cuidado deve ser redobrado.
Penalidades
O desrespeito aos sinais de trânsito pode resultar na aplicação de multas. Para os condutores, elas são: leve (3 pontos), média (4 pontos), grave (5 pontos) e gravíssima (7 pontos). O acúmulo de multas resulta na aplicação de pontos na carteira de motorista e na cobrança de multas com valor variável.
E, em alguns casos, ocorre a suspensão do direito de dirigir. As leis presentes no código de trânsito preveem punição aos pedestres que atravessam fora da baixa, não se atentam ao semáforo ou cruzam pistas através de túneis e viadutos.
Fique atento ao trânsito, obedecendo suas leis para não ser multado e respeitando sua regras para zelar pela sua segurança.
Olá, sou Amanda! Sou formada em Ciências Contábeis e uma das escritoras oficiais do blog! Meu objetivo é mantê-lo bem informado sobre seus direitos e dicas sobre as normas do Detran!