Atenção: Conteúdo informativo, perguntas e respostas sobre trânsito e Detran – Não oficial
Sinalização horizontal – Aprenda a identificar aqui!
Com a prova da CNH chegando e a vontade de ser um bom condutor, a preocupação de entender algumas normas e leis do trânsito acaba vindo à tona. Uma das coisas mais importantes a fim de se comportar bem dentro do trânsito é compreender algumas sinalizações. Os tipos de sinalização são diversos e no trânsito há seis categorias. Uma delas é a sinalização horizontal, que vamos ensinar a você aqui!
O que é a Sinalização Horizontal?
Aqui trataremos com mais afinco a sinalização horizontal, uma das categorias dos sinais de trânsito. Mas afinal, do que se trata?
São aquelas sinalizações pintadas nos pavimentos das vias, formadas por linhas, símbolos marcações e legendas.
Elas geralmente são feitas com tinta refletiva e se dão em cinco cores diferentes, também variando em suas formas.
Dica: Aprenda sobre Sinalização de Trânsito – Semáforo!
Para que servem?
Os sinais horizontais têm a função de comunicar aos condutores e pedestres como deve ser feito o deslocamento na via, de forma que o fluxo fique organizado, controlado e orientado.
Além disso, eles complementam os sinais verticais de indicação, advertência e regulamentação do trânsito.
Como identificar a Sinalização Horizontal?
A sinalização horizontal apresenta algumas características e variações, no que diz respeito aos formatos e às cores. Veja abaixo o que significam as diferentes cores:
- Branca: faixas em via de mesmo sentido, faixa de pedestres, delimitação de estacionamento, pintura de símbolos e legendas;
- Amarela: usada em vias de mão dupla, proibição de estacionamento e marcação de obstáculos;
- Vermelha: usada visando delimitar ciclovias e símbolos de emergência (hospitais, farmácias etc.);
- Azul: símbolos de áreas especiais, embarque e desembarque;
- Preta: a cor é usada buscando dar contraste entre o pavimento e a pintura.
Tipos de Faixas
Fora isso, as faixas podem ser contínuas, interrompidas e destinadas aos pedestres. Observe:
- Faixa amarela contínua: Se for traçada ao longo da pista de rolamento, indica que o veículo não pode passar a outra metade da pista. Divide o fluxo de sentidos opostos. Quando o traço é transversal, determina o limite de onde o veículo deve deter-se quando a sinalização mandar parar.
- Faixa branca contínua: Se for traçada ao longo da pista de rolamento, divide faixas em fluxos de mesmo sentido. Indica a proibição da mudança de faixa de tráfego de mesmo sentido. Quando traçada transversalmente na pista, delimitando a área de travessia do pedestre.
- Faixa branca interrompida: Quando é traçada ao longo da pista de rolamento, indica a sua divisão em duas ou mais faixas de tráfego, permitindo ao veículo passar de uma a outra.
- Faixa de pedestre: É uma área transversal ao eixo de uma via devidamente sinalizada, destinada à passagem de pedestres. Mostra que o pedestre tem prioridade sobre os veículos, visando o máximo de segurança.
Também existem símbolos e legendas que detalham as marcações viárias.
Ou seja, os sinais horizontais são todos aqueles que estão escritos, desenhados ou pintados na pista de rolamento, ajudando os condutores e os pedestres na organização de um trânsito mais seguro.
Para aprender mais sobre sinais de trânsito, clique nos links abaixo ou converse com a gente! Tire suas dúvidas nos comentários que iremos te ajudar!
Veja também:
- Placas de regulamentação comentadas
- Placas de advertência comentadas
- Placas de indicação
- Gestos de Autoridade