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O que você precisa saber sobre normas de circulação para a Prova da CNH!

24 de junho de 2019Sem categoriagiuliane

Atenção: Conteúdo informativo, perguntas e respostas sobre trânsito e Detran – Não oficial


Aprender a dirigir representa uma espécie de um ritual de passagem para muita gente. Entretanto, antes de chegar na parte prática, é preciso dominar também a teoria, e não apenas para a prova da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Saber tudo sobre normas de circulação é essencial para quando você estiver com o carro na rua.

Embora grande parte desse conteúdo envolva bom senso, é importante estudar com calma.

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A prova pode conter enunciados que confundem e você precisa estar confiante para conseguir responder com tranquilidade.

Confira a seguir um apanhado sobre o assunto e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

Principais normas de circulação que você precisa conhecer

O Código de Trânsito brasileiro possui quase 50 artigos. Em se tratando de normas para circular, a quantidade de regras é menor, porém, todas são essenciais para o bom funcionamento do tráfego.

Prova disso é que sem você estudar esses detalhes, talvez não saiba como trafegar em um cruzamento. Antes de começar a fazer a CNH, você já tinha prestado atenção em qual carro tem a preferência ao cruzar uma rua? Pois é, esse é o momento de aprender esse tipo de detalhe tão relevante.

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Deveres do condutor

Um dos principais pontos dessa normativa é de que o motorista precisa ter total controle do veículo o tempo inteiro.

É imprescindível focar a atenção no trânsito e manter a segurança durante todo o trajeto. Na prática isso significa que:

  • não se pode dirigir usando apenas uma das mãos;
  • é preciso que o automóvel tenha todos os equipamentos em boa qualidade;
  • o combustível deve ser monitorado para que dure todo o percurso;
  • não se deve usar chinelo ou calçados abertos, evitando o risco do pé enroscar nos pedais;
  • usar e se certificar que todos estão usando cinto de segurança;
  • estar apto a tomar decisões corretas, evitando e diminuindo o risco de acidentes;
  • não dirigir cansado ou sob efeito de álcool, drogas, remédios ou outras substâncias tóxicas
  • praticar sempre a direção defensiva.

Mesmo durante condições adversas, a recomendação é saber como se portar perante ações incorretas de outros motoristas. A condução deve ser sempre preventiva.

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Ultrapassagem

Os sinais horizontais precisam ser bem reconhecidos para entender as normas de ultrapassagem.

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A primeira delas é que só deve ser feita pela esquerda. Se um carro estiver muito lento à frente, não se pode passar pelo lado direito, independentemente do veículo a frente estar muito lento ou não.

Para essa ultrapassagem segura pela esquerda, é preciso avaliar o tipo de traçado.

Quando for contínuo, seja simples ou duplo, está proibido ultrapassar. Quando é feita em traços, com espaços, é possível podar o automóvel à frente.

Principalmente em estradas, esses símbolos são determinantes para evitar acidentes. E descumprir as regras pode causar multas graves.

Normas de CirculaçãoVelocidade e preferências

As placas de velocidade servem como parâmetro para como trafegar nas ruas e rodovias.

Entretanto, quando não houver sinalização específica valem os valores a seguir:

  • dentro das cidades: máxima de 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas arteriais, 40 km/h nas coletoras e 30 km/h nas vias locais.
  • em rodovias: máxima de 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas; 90/km/h para ônibus e microônibus e 80 km/h para os demais veículos.
  • em estradas não asfaltadas: máxima de 60 km/h para todos os condutores.

Além de respeitar os limites, a lei pressupõe também que a preferência é sempre do carro que está à direita da pista.

Ou do veículo que já estiver fazendo o percurso, como no caso de rotatórias.

Diferentes tipos de veículos

Recentemente, aumentaram o número de patinetes como meio de transporte alternativo. Por enquanto, a maioria das cidades não possui regulamentação específica.

Entretanto, o Contran aponta que podem circular a até 6km/h em vias comuns e até 20km/h em ciclovias e ciclofaixas, sempre à direita e nunca na contramão.

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Nas calçadas, deve seguir as regras da bicicleta, sendo conduzidos a mão.

Contudo, para bicicletas e patinetes, é preciso contar com indicador de velocidade, buzina e sinalização noturna. O uso de capacete é obrigatório.

Para carroças e veículos com tração animal ou propulsão humana, cabe a cada município desenvolver sua própria legislação.

Todavia, há cidades que proíbem sua circulação por completo ou exigem o cumprimento de diferentes regras.

Estacionamento e parada

Embora possa não parecer à primeira vista, existe diferença entre parar e estacionar o carro. Entenda:

  1. Parada: quando o carro fica imobilizado por um breve período de tempo em que passageiros embarquem ou desembarquem. É preciso que seja feita em locais adequados, respeitando a sinalização. Nesse caso, o condutor precisa ligar o pisca-alerta e permanecer no automóvel;
  2. Estacionamento: é uma imobilização do veículo por mais tempo além do embarque e desembarque. Pode ficar por algumas horas no mesmo local, sem o condutor. É preciso respeitar os serviços de regulamentação municipais.
  3. É proibido parar em esquinas, na contramão, em cima de calçadas, faixa de pedestres, ciclovias, garagens, canteiros, locais reservados a portadores de necessidades especiais (permitidos a quem tiver a devida documentação).Também não se pode ficar em vagas específicas para policiais, corpo de bombeiros e idosos.

Dica: Confira as infrações e penalidades mais cobradas na prova da CNH!

Uso de luzes, faróis e buzina

As luzes e faróis precisam seguir as normas de circulação para facilitar o trânsito.

Há pouco tempo, instituiu-se que a luz baixa deve ficar ligada mesmo durante o dia nas estradas.

A resolução de 2016 segue a mesma lógica dos dias chuvosos, e, desta forma, é preciso mantê-la acesa.

Enquanto isso, a buzina funciona como um meio de alertar outros condutores ou pedestres sobre algum fato. Os toques devem ser breves e evitados em regiões hospitalares.

Normas de Circulação e a Prova da CNH

Uma boa dica para quem ficar inseguro durante a prova é pensar sempre no bom senso.

Grande parte das normas de circulação foram criadas a partir daquilo que evita acidentes de trânsito. A resposta, portanto, está sempre na prevenção.

Aliás, o que você achou desse resumo? Acha que vai te ajudar a fazer a prova da CNH?

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giuliane
giuliane

Olá, sou Giuliane! Bacharel em Direito pela Unoesc e uma das escritoras oficiais do blog! Meu objetivo é mantê-lo bem informado sobre seus direitos e dicas sobre as normas do Detran!

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