A expectativa de tirar a primeira habilitação é sempre grande. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) representa o direito de dirigir pelas ruas e estradas do país, sem depender de transporte público. Ela é um símbolo de liberdade e praticidade!
Porém, muitas vezes o sonho de obter a CNH esbarra em alguns obstáculos. A burocracia do processo, os valores exorbitantes, as dificuldades das provas e até o medo de dirigir podem impedir que o motorista finalmente obtenha a sua carteira.
Por isso, antes de começar o processo de solicitação da sua primeira habilitação, é importante conhecer todos os passos a fim de obter a permissão para dirigir.
E você, quer tirar a sua primeira habilitação? Então saiba agora todos os detalhes a fim de obter a sua CNH sem problemas:
Quais são as etapas para tirar a carteira de motorista? Confira o passo a passo:
O processo de obtenção da primeira habilitação pode ser demorado e custoso, mas ele não é complexo. Basta entender os passos e o que você precisa cumprir em cada etapa. Conheça agora todo esse processo:
- Entrega de documentos a um CFC (Centro de Formação de Condutores);
- Pagamento da guia ao Detran, que é o órgão responsável pela emissão das CNHs;
- Avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental;
- Aulas teóricas no CFC;
- Teste teórico;
- Aulas no simulador de direção;
- Aulas práticas veiculares na cidade;
- Teste prático de direção;
- Obtenção da Permissão para Dirigir (PPD) provisória;
- Obtenção da CNH definitiva (após 12 meses de PPD sem infrações graves, gravíssimas ou reincidência em infração média).
Vale ressaltar que a primeira habilitação pode ser obtida à categoria A (motos), categoria B (carros) ou categoria AB (carros e motos).
Caso opte pela habilitação AB, o condutor pode realizar apenas um curso teórico, mas deve fazer aulas e exame práticos separados, a cada categoria.
A seguir, vamos explicar todos os detalhes de cada etapa e o que você irá precisar ao passar por todo esse processo.
Quanto custa para tirar a primeira habilitação?
Um dos maiores obstáculos a quem vai tirar a primeira habilitação são os custos. Cada etapa que elencamos acima gera gastos ao Detran, que são repassados ao condutor. Assim, ele precisa pagar por todas as aulas, exames e provas do processo de obtenção da CNH.
Na soma, o valor assusta. Afinal, os custos podem chegar a R$ 3.000,00. E são poucos os brasileiros que podem arcar com todo esse valor, não é mesmo?
Não existe, porém, um valor único que todo brasileiro paga ao tirar a primeira habilitação. Esse valor varia de acordo com o Detran de cada estado, que define os custos do processo.
Aqui é importante ressaltar: quem define os preços é o Detran, não a autoescola. Então, escolha o CFC da sua preferência, pois os valores serão os mesmos em todos os estabelecimentos.
Portanto, informe-se diretamente com o Detran do seu estado a fim de saber os valores. Fique de olho também nas atualizações de preços, que costumam ocorrer no início do ano.
Vale ressaltar também que os valores podem variar conforme a categoria escolhida. Por exemplo, se o condutor quer se habilitar para carro e moto (categoria AB), pagará um valor mais alto, já que deverá fazer mais aulas e exames.
Como tirar a primeira habilitação de graça?
Muita gente não sabe, mas também é possível tirar a primeira habilitação gratuitamente no Brasil. Essa modalidade é chamada de CNH Social, que é um benefício oferecido a condutores de baixa renda mediante comprovação da sua situação socioeconômica.
Porém, não existe uma lei federal que regulamente a CNH Social. A iniciativa depende de leis estaduais e pode variar quanto ao número de inscrições e vagas. A disponibilidade orçamentária do estado, por exemplo, pode impedir que o programa seja aberto.
Por isso, é preciso se informar com o Detran de cada estado sobre a disponibilidade do programa a cada ano e quais são os procedimentos de solicitação.
A boa notícia é que existe um projeto de lei federal, já aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, que regulamenta a CNH Social. Assim, a primeira habilitação se tornará mais acessível a todos.
Quais são os documentos necessários para a primeira CNH?
A fim de tirar a primeira habilitação, o condutor precisa cumprir alguns requisitos e apresentar alguns documentos pessoais, mas não é nada complexo. Confira quais são eles:
- Ter 18 anos de idade (completos até a data de abertura da solicitação);
- Saber ler e escrever;
- Apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
Quanto tempo demora para fazer a primeira habilitação CNH?
Não existe um tempo certo para tirar a primeira habilitação. Porém, existe um prazo limite: você tem até 12 meses para finalizar o processo, desde a solicitação até a obtenção da permissão. Se ultrapassar esse tempo, é preciso refazer ― e pagar ― tudo de novo.
Ao visualizar todas as etapas desse processo, já tem como ter uma ideia de que ele pode ser demorado, não é?
Estima-se um mínimo de 90 dias até concluir a obtenção da primeira habilitação, mas algumas etapas dependem do próprio condutor. Sua disponibilidade de assistir às aulas e a sua aprovação nas provas e exames, por exemplo, podem fazer esse prazo variar.
Como é o exame de aptidão física e mental?
Os exames médicos têm o objetivo de avaliar as condições físicas, emocionais e cognitivas do candidato, de maneira que não apresente riscos a si mesmo e a outras pessoas no trânsito.
Primeiramente, a avaliação psicológica consiste em duas etapas: uma entrevista individual e a realização de testes psicológicos. As técnicas utilizadas podem variar de acordo com o profissional que realiza o exame.
Além disso, o exame de aptidão física avalia se o candidato tem condições de saúde para conduzir um veículo. Isso envolve, então, capacidade visual, força muscular, coordenação motora, pressão arterial, entre outros pontos que o responsável técnico julgar necessários.
No resultado final dessa avaliação, ele pode ser considerado:
- Apto (sem restrições)
- Apto com restrição (obrigado a usar lentes, por exemplo);
- Inapto temporário (em tratamento por alguma doença, por exemplo);
- Inapto (alguma patologia que contraindique a direção definitivamente).
Quantas aulas preciso fazer na autoescola para a primeira CNH?
Existem três tipos de aulas pelas quais o condutor precisa passar a fim de tirar a CNH:
- Aulas teóricas;
- Aulas no simulador de direção;
- Aulas práticas.
O curso teórico-técnico consiste em pelo menos 45 horas/aula no CFC com um instrutor técnico. A hora/aula corresponde a 50 minutos.
Cada autoescola tem os seus procedimentos ao oferecer as aulas teóricas, mas geralmente elas podem ser distribuídas ao longo da semana e até aos sábados. Elas abordam temas sobre a legislação do trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente, cidadania e mecânica básica.
Todos esses conteúdos são cobrados no exame prático. Depois, quando obtiver a aprovação, o condutor deverá continuar indo ao CFC, mas agora fará as aulas no simulador de direção.
Nessa etapa, ele deverá cumprir uma carga horária de 5 horas/aula. Aqui, cada hora/aula corresponde a 30 minutos.
No simulador, em um ambiente virtual, o candidato vivencia situações de trânsito que ele poderá enfrentar no dia a dia, mas que não seriam viáveis nas aulas práticas de direção. Por exemplo: dirigir na rodovia ou passar por uma situação de aquaplanagem.
Depois das aulas no simulador, ele passa ao curso prático. A carga horária da primeira habilitação é de 20 horas/aula, sendo que cada hora/aula corresponde a 50 minutos.
Esse é o momento de, enfim, entrar no veículo, colocar as mãos no volante e dirigir. Mas, é claro, o condutor estará sob as instruções e a supervisão do instrutor, que poderá frear o veículo sempre que perceber alguma situação de risco.
Como é a prova teórica da primeira habilitação?
A prova teórica não é o momento mais temido pelos futuros condutores. Afinal, ela não costuma ser elaborada a fim de “ferrar” com os candidatos, mas com o intuito de realmente testar os conhecimentos aprendidos nas aulas teóricas.
O teste é preparado e aplicado pelo Detran. Portanto, é igual a todos os candidatos de todos os CFCs que realizam a prova naquele dia.
A prova tem 30 questões de múltipla escolha. O candidato precisa acertar, no mínimo, 21 delas a fim de ser aprovado e tem 1 hora para fazer o teste. Caso você queira testar seus conhecimentos, o Simulado Detran SP oferece simulados especiais, separados conteúdos, buscando deixar você preparado para a prova.